Sobre Nós

APNA - Associação Portuguesa de Naturopatia

Somos a APNA - Associação Portuguesa de Naturopatia, fazemos parte das chamadas TNC - Terapêuticas Não Convencionais, assim nos classificou a Lei 45/2003 de 22 de Agosto, classificação esta confirmada pela Lei Nº 71/2013 de 2 de Setembro, que regulamenta a antecedente Lei-de-bases.

Entretanto, jamais nos podemos esquecer, que não somos simples terapeutas como nos querem impor, mas sim os verdadeiros detentores do ceptro da Medicina propriamente dita a Natural ou Naturopática. Cabe-nos o direito de combater o predomínio injusto (que é simultaneamente o monopólio) da medicina convencional ou alopática, que instalada no poder continua impondo o seu método contra tudo e contra todos.

Unidos combateremos essa supremacia injusta. Pugnaremos para que nos seja reconhecida a herança hipocrática, os seus princípios de base, a sua caracterização e o seu conteúdo funcional.

Não aceitaremos que nos empunham condições retrógradas que descaracterizem por completo a verdadeira Naturopatia. Esta aplica-se através de três curas e de dez técnicas particulares desdobráveis, segundo uma hierarquia e uma síntese bem definida dos meios naturais (e não na justaposição ao acaso dos conhecimentos).

Nesta conformidade o número 4 do Artº 9º da Lei Nº 71/2013 de 2 de Setembro, não faz qualquer sentido, é uma verdadeira afronta aos verdadeiros Naturopatas, porque o principal objectivo do naturopata é a AUTO-CURA, cujo acto se concretiza com a aplicação dos agentes naturais que por sua vez estimulam os emunctórios, que purificam os humores dando origem à cura.

É a este verdadeiro conjunto de meios que representam a grande técnica naturopática a qual designamos por NATURISMO precedido pelo HUMORISMO (ciência naturopática) e do VITALISMO (filosofia naturopática).

É portanto o NATURISMO o estudo prático de todos os procedimentos higiénicos que dispõe a verdadeira Naturopatia Clássica e Moderna em nome dos seus verdadeiros ensinamentos. E não a herética, a naturoterapia que nos querem impor através de portarias governamentais . Todos os procedimentos naturopáticos são todos retirados dos elementos do meio humano específico, original e natural, cuja designação é: Agentes físicos, que constituem 10 grupos ou técnicas particulares da verdadeira naturopatia, donde cada uma delas é rica de muitas dezenas de meios especiais de aplicação.

Estas técnicas particulares da verdadeira naturopatia entram todas necessariamente nas rês curas naturopáticas para um ou mais procedimentos. Jamais podem existir aplicações técnicas isoladas (dietética, banhos, plantas, reflexos, manipulações, etc.), fora da síntese que representa o plano geral duma cura naturopática.

Assim cada procedimento deve ser aplicado no lugar exacto e segundo um plano geral naturopático. Não podem existir aplicações técnicas feitas de justaposição de procedimentos, sem ligação entre eles. Cada procedimento na verdadeira naturopatia representa um papel bem determinado. Esta é a real noção de hierarquia entre os meios. São portanto as curas naturopáticas, sintéticas e hierarquizadas.

É portanto a verdadeira naturopatia uma real medicina, a propriamente dita, que é 100 % preventiva, 70 a 80 % curativa e apenas em 30 ou 20 % dos casos não é actuante, porque a CAPACIDADE VITAL ou VITALIDADE DO PACIENTE foi completamente delapidada pelos métodos convencionais ( alimentação inadequada, medicação sintética abusiva, falta de exercício físico e respectivos períodos de desintoxicação, devidamente conjugados com os agentes naturais, suas regras e leis (as 25 Leis Naturopáticas), que devidamente enquadradas e cumpridas proporcionam a qualquer ser humano a verdadeira cura naturopática.

É portanto o principal objectivo da verdadeira naturopatia, a cura integral de todas as doenças pela completa remoção das causas; sablata causa tolitur effectus. Visa a verdadeira naturopatia a Clássica e Moderna colocar o corpo humano e o seu organismo em condições de se AUTO-DEFENDER, restaurando-se a si mesmo. É o nosso método e os nossos regimes a verdadeira profilaxia (autêntica). Mais uma vez dizemos e afirmamos, que nos cuidados de saúde naturopáticos não existem artificialismos, nem dogmas, mas sim o poder da AUTO-CURA ou seja o real poder da Natureza e dos seus agentes.

Pelo Naturólogo

Manuel R. C. Melo, Ph ND., MD. (MA)